Blog

Água 21/07/2015 15:33

Vídeo mostra utilização do Manejo de Pastagem Ecológica pelo Projeto Semeando Água na produção de Água no Sistema Cantareira

Projeto “Semeando Água” transforma a paisagem do Sistema Cantareira

A iniciativa é do projeto “Semeando Água”, patrocinado pela Petrobras. O projeto possibilitou que pequenos proprietários rurais dos municípios de Nazaré Paulista, Joanópolis, Piracaia e Bragança Paulista (em São Paulo), e Itapeva e Extrema (em Minas Gerais), experimentassem um novo modelo de pastagem ecológica, que prevê a recuperação do solo degradado, devolvendo a ele sua função de absorver água, além de garantir benefícios econômicos para o produtor.

Objetivos

Visto a gravidade e urgência de se conservar os recursos hídricos na região do Sistema Cantareira, o papel de quem vive ali e utiliza o solo para a produção é ainda mais importante para a proteção da água. Segundo o coordenador do projeto Alexandre Uezu, a conservação dos recursos hídricos não depende apenas de ações voltadas às áreas naturais como Unidades de Conservação, Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), mas é influenciada também pelo manejo nas áreas produtivas. “Hoje cerca de 50% da região é formada por pastagem degradada, ou seja, podemos supor que proporcionalmente cerca de 50% da água do sistema passa por esse tipo de ocupação. Por isso é importante o manejo adequado dessas áreas. Uma alternativa é o Manejo de Pastagem Ecológica, que concilia ganhos na produtividade e o bem estar animal, já que melhora as condições ambientais na propriedade, agindo especialmente na diminuição da sedimentação e no aumento do armazenamento da água nos lençóis freáticos” explica ele.

Depoimentos

 “A maior diferença que percebemos é a quantidade de matéria verde disponível para o gado no mesmo espaço. Com o manejo ecológico você consegue colocar mais animal na mesma área com ganho de peso melhor do que era. Aqui na fazenda, aferimos um ganho de 600 gramas por dia por cabeça de gado. Além disso, o pasto bem conservado evita a erosão fazendo com que a água penetre no solo e alimenta nossas nascentes. O sucesso desse projeto é que ele contempla também a parte econômica do produtor, porque se fosse só a ambiental, ou alguém banca a história ou a pessoa não vai fazer!”;

Miguel Uchôa, proprietário rural do município de Piracaia

 “Com o projeto ´Semeando Água´, eu e os educadores que participaram da Capacitação Ambiental, tivemos a oportunidade de conhecer as alternativas para os produtores rurais protegerem a água e saberes para desenvolver ações na área urbana. Assim, vendo que essas ações estão dando resultados, a gente alimenta os processos de mais esperança!”:

Maria Cristina Munõz Franco, Secretária de Meio Ambiente do município de BragançaPaulista (SP).

O projeto “Semeando Água” está longe de resolver todos os desafios do Sistema Cantareira, mas iniciou e pretende continuar transformando a paisagem da região em parceria com a comunidade e o poder público de municípios que fazem parte dessa importante área produtora de água.

 Íntegra do Vídeo

 Vídeo do Projeto Semeando Água, do Instituto IPE e Petrobras Ambiental, sobre a utilização do Manejo de Pastagem Ecológica como estratégia para a produção de água na região do Sistema Cantareira em SP e MG.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo