Blog

26/03/2015 15:58

Projeto Pantanal da WCS-Brasil recebe prêmio Internacional para investir no uso sustentável da terra e preservação da bacia hidrográfica

WCS Brasil ganha prêmio de manejo sustentável
Projeto Pantanal receberá prêmio da Swiss Re Foundationpara investir no uso sustentável da terra e na preservação da bacia hidrográfica da região
A WCS Brasil, recebeu nesse domingo em Zurique, em comemoração ao dia mundial da água, o Prêmio Internacional para Manejo Sustentável de Bacias Hidrográficas da Swiss Re Foundation. A premiação reconhece iniciativas que beneficiam comunidades locais e priorizam o meio ambiente. O Projeto no Planalto do Pantanal, vencedor de 2015, tem o objetivo de trabalhar com a comunidade para proteger mananciais de água, córregos, vegetação nativa e a biodiversidade local através do planejamento e da implementação de um plano de conservação no município de Corguinho.
A premiação da Swiss Re Foundation incentiva a implementação de princípios sustentáveis na gestão de bacias hidrográficas e representa o compromisso da instituição na proteção e preservação de fontes de água potável nos países em desenvolvimento e com economias emergentes. O prêmio de U$ 150 mil será usado no desenvolvimento de propriedades-modelo com pecuária sustentável, na capacitação de produtores rurais e na educação ambiental nas escolas municipais de Corguinho. O diretor da WCS Brasil, Carlos Durigan, acredita que o município piloto servirá de exemplo para expandir o projeto para outros municípios vizinhos da região.
O objetivo do nosso projeto, vencedor entre quase 300 candidatos, é fazer um planejamento territorial que preserve do desmatamento os corredores de alta biodiversidade para a fauna local, mantendo a sua conectividade e sua função ecológica na região. A área de Corguinho abrange as nascentes e bacias dos rios Negro, Taboco e Aquidauana, fornecedores de grande parte da água que forma o Pantanal Sul.
Segundo a coordenadora da WCS Brasil Pantanal, Alexine Keuroghlian, o plano propõe a proteção e recuperação das bacias hidrográficas e da biodiversidade regional. “Estamos ampliando esforços para implementar e disseminar práticas de uso sustentável da terra tanto em propriedades rurais individuais, quanto em escala municipal. O planejamento inclui ainda a capacitações de produtores rurais, funcionários do município e também os estudantes da região”, explica Alexine.
O Instituto Quinta do Sol e a Prefeitura de Corguinho serão os principais articuladores locais na execução do projeto. A ONG conta ainda com a parceria da IMASUL, UFMS, AGRAER, EMBRAPA/Pantanal e UNESP Rio Claro. O coordenador científico da ação, Don Eaton, espera que o financiamento ajude a diminuir os impactos negativos que o uso não sustentável da terra causa nas cabeceiras da região.
Veja mais no site da Swiss Re Foundation - Resource Award:
https://www.resourceaward.org/scaling-protection-and-restoration-key-pantanal-headwaters
Comentários de Jurandir Melado:
Foi para mim uma grande satisfação a notícia deste prêmio, já que colaboramos com o Projeto Pantanal na área da Pecuária Sustentável, com artigos e participações em publicações. 
Veja nos links abaixo:
Artigo sobre alternativas ao Uso do Fogo:
http://www.fazendaecologica.com.br/www/lt_noticia/lt_view.asp?id_lt_noticia=1550

Cartilha sobre Pecuária Sustentável:
http://www.fazendaecologica.com.br/www/lt_noticia/lt_view.asp?id_lt_noticia=706


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo