Diretrizes

Diretrizes Básicas da Fazenda Ecológica

DIRETRIZES BÁSICAS
Em 1992 sentimos necessidade de estabelecer uma relação de diretrizes para notear nossas atividades na Fazenda Ecológica Santa Fé do Moquém. As diretrizes abaixo estão em vigor até hoje.


01) OPÇÃO PELA ECOLOGIA
Antes de iniciar a realização de qualquer empreendimento, avaliar o seu efeito sobre a ECOLOGIA. Se o efeito for danoso, NÃO REALIZAR.


02) LEVAR EM CONTA A AJUDA DA NATUREZA
Procurar avaliar a ação das forças da NATUREZA sobre os empreendimentos. Se colocar ao lado da natureza. Procurar fazer as coisas de tal forma que: "você faz a sua parte e a NATUREZA faz o resto".

03) EVITAR O USO DO FOGO COMO OPÇÃO DE MANEJO
Salvo a utilização como técnica de ampliação de ACEIROS, evitar sempre o uso do fogo.

04) PROTEGER A FAUNA E A FLORA NATIVA
Procurar proteger e dar melhores condições de sobrevivência e reprodução aos animais silvestres. No mínimo, manter as reservas florestais previstas em lei. Dar preferência às essências nativas em atividades de reflorestamentos.

05) OPÇÃO PELA SIMPLICIDADE E FUNCIONALIDADE
Em qualquer empreendimento, construção ou serviço, procurar realizar as atividades da maneira mais simples. As construções devem ser funcionais e de manutenção fácil senão automáticas.

06) AGRICULTURA: SÓ PARA CONSUMO INTERNO
Salvo projetos específicos, plantar apenas para consumo direto. Apesar da pequena escala, procurar usar a melhor tecnologia adequada a cada caso. Dar prioridade à adubação orgânica, combate às pragas através de fórmulas naturais ou controle biológico e irrigação por gravidade.

07) ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL: PECUÁRIA DE CORTE
Procurar não se desviar desta atividade, até que ela esteja totalmente implantada e controlada. Outras atividades a nível econômico, só através de planejamento detalhado e projeto específico.

08) TIPO DE GADO: NELORE BRANCO
Na formação do rebanho e nas atividades de seleção, dar prioridade ao NELORE BRANCO. Dentro desta raça, priorizar a RUSTICIDADE e a PRODUTIVIDADE a campo.

09) FORMAÇÃO DE PASTAGENS PELO MÉTODO NATURAL
Procurar obter uma pastagem com diversidade de forrageiras. Não desprezar a contribuição das forrageiras nativas, sejam elas gramíneas, leguminosas ou arbóreas. Não destruir tudo que já existe para criar algo novo. Procurar conservar o que há de bom, acrescentar elementos melhoradores (sementes de forrageiras melhoradas) e controlar de maneira racional os elementos nocivos.

10) NA DÚVIDA:NÃO FAÇA!


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo