Manejo de Pastagem Ecológica

Formação da Pastagem Ecológica no Cerrado

A experiência da Fazenda Ecológica;
Desde o início das nossas atividades na Fazenda Ecológica Santa Fé do Moquém, decidimos pela opção ecológica, ou seja: em todas as atividades procurar ter a natureza como aliada e não como uma adversária a ser dominada a qualquer custo. Para a formação das pastagens, resolvemos aplicar os conceitos do Pastoreio Racional, preconizados por André Voisin em seus principais livros: "Produtividade do Pasto" e Dinâmica das Pastagens". Foi um grande incentivo ao nosso trabalho, tomar conhecimento do trabalho do Eng. Agrônomo José Carlos Lyra Fleury (o "Caio Capim"), que desenvolvia um projeto algo semelhante ao nosso na Fazenda Fundão em Ipameri - Goiás. 
A "Formação Ecológica de Pastagens no Cerrado" não só se mostrou perfeitamente possível, como também se revelou como o modelo mais econômico e o que menos agredia ao meio ambiente original do cerrado. A partir destas constatações, desenvolver, sistematizar e divulgar esta tecnologia, passou a ser o nosso principal objetivo e a missão da Fazenda Ecológica Santa Fé do Moquém. 
A sistemática usada para a Formação Ecológica de Pastagens no Cerrado, resumidamente é a seguinte:
» 1) Divisão da área a ser formada em piquetes, segundo os preceitos do Pastoreio Racional Voisin.
» 2) Semeação sobre o cerrado nativo intocado, de uma mistura de sementes das principais gramíneas melhoradas,comprovadamente adaptadas à região. 
» 3) Rodízio do gado pelos piquetes, de forma controlada, procurando beneficiar as gramíneas semeadas.A formação da pastagem se processa por meio de uma competição natural entre as gramíneas melhoradas semeadas e a vegetação nativa rasteira. A experiência comprovou que as gramíneas melhoradas vencem a competição, substituindo a vegetação nativa rasteira em quase sua totalidade. Porém, sempre permanece presente algumas espécies nativas mais expressivas, mantendo uma desejável e útil biodiversidade, que ajuda no controle biológico das pragas. 
O bosque intermediário e a vegetação arbórea sofre pouca modificação, mantendo a área com um sombreamento adequado e preservando as essências florestais, fruteiras e outras árvores úteis do cerrado. A formação se completa num prazo de 3 a 5 anos, dependendo da quantidade de sementes empregadas no semeio e do manejo usado durante a fase de formação. Por exemplo: deixar as pastagens em formação em repouso durante 150 a 180 dias durante o período das águas, permite que ocorra o ressemeio natural dos capins, antecipando a formação. 
A qualidade da pastagem obtida é muito superior à que se obteria na mesma área com utilização dos métodos convencionais de formação. 
Como não é necessário desmatamentos, arações, gradagens e outros procedimentos do método convencional, o custo se reduz drasticamente, chegando a uma redução de até 90 % em casos mais favoráveis.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo