Notícias Pastagem Ecológica

24/03/2015 15:56

Fazendas de Urutaí Goiás colhem sucesso com o Manejo de Pastagem Ecológica

Entre os dias 20 e 24 deste, fiz uma visita de inspeção aos projetos de Manejo de Pastagem Ecológica que estão sedo implantados em duas fazendas de Urutaí GO.

Na Fazenda P.U, de propriedade do Sr. João Roberto de Arruda Sampaio e sua esposa Patrícia, está sendo implantado um projeto com 124 piquetes de 1 hectare que quando concluído, deverá funcionar com 3 módulos de Pastoreio Voisin. O primeiro módulo já está em utilização desde 11 de dezembro. Após o primeiro ciclo de pastoreio, os resultados já começam a aparecer: a pastagem que estava rala e em degradação, já estava comportando um lote de 300 novilhos de aproximadamente 250 kg em um piquete por dia, com um esquema de divisão do piquete em duas metades com uma cerca elétrica móvel. O gado está ficando numa metade do piquete durante o dia e a noite no piquete completo. Os principais resultados observados são o excelente aproveitamento das forrageiras, o gado muito bem alimentado e o consumo do capim sob as cercas, tornando desnecessária a limpeza mecânica ou química. 

Nesta fase, vamos necessitar de apenas 40 piquetes para concluir o ciclo de pastoreio e desta forma, como disse entusiasmado o proprietário: “Vamos ter que administrar a abundância de capim, o que é muito estranho para mim, já que o usual é administrar a escassez.”

Na Fazenda Ecológica Santa Luzia (o proprietário aderiu ao conceito Fazenda Ecológica), estão sendo implantados diversos módulos de Pastoreio Voisin de pequena escala, já que a propriedade possui ao todo cerca de 100 ha de pastagens. 

No momento está em funcionamento 2 módulos de pastoreio. O primeiro módulo já está no terceiro ciclo de Pastoreio Voisin. Neste módulo, de apenas 6,7 ha divididos em 13 piquetes de ½ ha divididos em 40 parcelas com cercas móveis, se encontram 23 vacas, sendo 8 com seus bezerros, o que resultou no último ciclo de pastoreio numa capacidade de suporte de 4,35 UA/ha. O proprietário entusiasmado, já encomendou projeto para o restante da Fazenda. 

O resultado mais comentado pelo proprietário, além da excelente capacidade de suporte e a mansidão do gado é a recuperação do capim, que está se tornando exuberante, com ótima proporção folhas/talos.

O Diretor Geral do Câmpus Urutaí do Instituto Federal de Goiás visitou os projetos das duas fazendas acompanhados de professores da área de Zootecnia. O resultado desta visita foi a decisão do Diretor Gilson, endossada integralmente pelos professores, de promover no IFGO Campus de Urutaí um curso de capacitação para professores, funcionários e alunos e da implantação de um projeto no campus que deverá ser tornar uma Unidade Didática para o estudo e a divulgação do Manejo de Pastagem Ecológica. O curso e a implantação do projeto deverão acontecer ainda neste semestre.

VÍDEO DA PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO DO GADO NO PROJETO "VOISIN" DA FAZENDA P.U.

Fotos da Fazenda P.U.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo