Notícias Pastagem Ecológica

23/10/2016 20:50

INICIA A PARCERIA ENTRE A AGENDA GÖTSCH E A FAZENDA ECOLÓGICA

Nos dias 17 a 21 deste mês de outubro de 2016 teve início na Fazenda São Sebastião da Agenda Götsch, situada em Casimiro de Abreu RJ, a implantação de um projeto de Manejo de Pastagem Ecológica – Sistema Voisin Silvipastoril, que inaugura a parceria entre o Cientista / Agricultor ERNST GÖTSH e o Agrônomo / Pecuarista JURANDIR MELADO.

A admiração mútua entre os dois profissionais pela luta de décadas de ambos idealistas pelo uso sustentável da NATUREZA, acabou por motivar o convite do Ernst Götsch e do Felipe Pasine da “Agenda Götsch Cursos Livres” para que Jurandir Melado participasse do projeto de desenvolvimento e divulgação da AGRICULTURA SINTRÓPICA liderado pelo Ernst na Fazenda São Sebastião, localizada em Casimiro de Abreu RJ.

O projeto a ser tocado por Jurandir e Ernst, consta de um pequeno projeto de pecuária leiteira onde se aplicará da forma mais completa, natural e racional possível a Integração Lavoura Pecuária Floresta. O manejo dos animais será através do “Sistema Voisin Silvipastoril”, orientado pelo Agrônomo Jurandir Melado, sendo que a introdução do componente arbóreo, a diversificação das forrageiras, bem como a orientação geral do projeto terá a liderança/orientação do Ernst Götsch, dentro dos preceitos da Agricultura Sintrópica por ele desenvolvida.

A implantação do projeto deverá ser em duas etapas. A primeira será a construção dos piquetes com utilização da “Cerca Elétrica padrão Fazenda Ecológica” para permitir o manejo Voisin da pastagem já formada e a ser melhorada.  A segunda fase será a arborização, que será realizada em áreas retangulares de 10 m de largura, onde de acordo com a orientação do Ernst Götsch, serão plantadas 3 linhas de árvores (madeireiras, frutíferas e leguminosas), com espaçamento de 3 m entre linhas. Estas áreas serão protegidas com cercas elétricas temporárias para evitar dano pelo gado.

Nos dias 17 a 21 de outubro o consultor Jurandir Melado realizou a capacitação do pessoal da Agenda Götsch, especialmente do Zootecnista Flavio André Barracho, que terá a responsabilidade de concluir a implantação dos piquetes de cerca elétrica e colaborar na implantação das árvores com utilização dos conceitos da Agricultura Sintrópica, sob orientação do Ernst.

O primeiro lote de Gado, possivelmente novilhas girolandas, deverá ser introduzido no sistema logo após a construção dos piquetes.

Confiram abaixo, fotos da implantação e arquivos com o projeto.

Fazenda Ecológica, 23 de outubro de 2016.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo