Outras notícias

Rio Doce Recuparação de Pastagem Degradada 17/12/2015 18:29

Seminário A Década da Água - Rede Gazeta - Vitória ES 15-12-2015.

Aconteceu em Vitória ES na última terça-feira 15/12/15 o Seminário Balanço da  Década da Água do ES (2005-2015). O evento promovido pela Rede Gazeta teve a participação de autoridades e especialistas relacionados com a questão hídrica de renome nacional e internacional. 

Foram discutidos os avanços na gestão da crise hídrica no país na última década como também os desafios que se apresentam para que se cumpram uma agenda satisfatória para que se tenha um futuro menos sombrio para este setor de valor incontestável.

Com a recente tragédia ocorrida com o rompimento das barragens da Samarco em Mariana e a avalanche de lama que invadiu o Rio Doce, este foi um assunto recorrente em praticamente todas as palestras e painéis apresentados.

Foram apresentados e debatidos os diversos aspectos relativos à água, com destaque para a apresentação do Francês Marc Collet, que participou do programa de despoluição do Rio Sena, que corta Paris, que mostrou o que foi realizado lá e o que poderia ser feito aqui para a recuperação do Rio Doce.

Participaram das diversas palestras e painéis, autoridades relacionadas com a questão da água, como João Lages Neto - presidente da Associação dos usuários de recursos hídricos do ES, Marc Collet - Diretor Delegado da Agência de Águas  Seine-Normandie, Gizela Forattini – Diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Angela Ortigara do Programa Mundial de Avaliação de Recursos Hídricos da Unesco, Paulo Paim – Diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Pablo Andreão – Diretor Presidente da Cesan, Murilo Pedroni da Federação de Agricultura do ES e Elío de Castro Paulino – Presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias hidrográficas do ES e Presidente do Comitê da Bacia do Rio Jucu.

Entre as principais recomendações apresentadas, se destacam a priorização para a recuperação da bacia do Rio Doce, drasticamente atingida pela avalanche de lama originada pelo rompimento das barragens de Mariana e a cobrança pela água e a penalização dos poluidores, como forma de conscientização a respeito do valor da água e da necessidade de proteção dos mananciais e dos malefícios da poluição.

Minha participação no Seminário:

Aproveitando a concentração de autoridades ligadas ao setor da água, eu não poderia me furtar de divulgar o Manejo de Pastagem Ecológica, que se apresenta como a tecnologia mais adequada para a recuperação de pastagens degradadas, o que tem um efeito enorme na PRODUÇÃO DE ÁGUA.  Na oportunidade entreguei aos palestrantes cópia do meu artigo: “O Pasto e a produção de água”, disponível abaixo em arquivo pdf.

Jurandir Melado, especialmente para o blog da Fazenda Ecológica. 17/12/2015.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo