Pastagem Ecológica

Manejo de Pastagem Ecológica - Sistema Voisin Silvipastoril

Pastagem Ecológica: o caminho racional para a Pecuária Sustentável
“Pastagem Ecológica” foi uma terminologia que usei para designar a pastagem que obtive na Fazenda Ecológica (N. Sª do Livramento – MT), através do “Sistema de formação ecológica de pastagens no cerrado”, onde as pastagens foram formadas sem o uso de práticas convencionais, como o desmatamento prévio, o fogo e aração do solo.
A pastagem resultante deste processo mantinha tão grande semelhança com o ecossistema original do cerrado, com manutenção das árvores e de grande números de espécies nativas, que o adjetivo “Ecológica” foi se impondo naturalmente. A partir de 1996, iniciamos a publicação dos resultados obtidos, sendo que a “Pastagem Ecológica” já foi tema de grande número de artigos e reportagens, além de quatro livros. (Ver bibliografia: MELADO, 1999; MELADO, 2000; MELADO, 2002; MELADO, 2003). 
A tecnologia da Pastagem Ecológica se apóia cientificamente no Sistema de Pastoreio Racional Voisin, que já é considerado como o mais perfeito sistema de manejo de herbívoros a campo existente. (Ver bibliografia: VOISIN, 1974; VOISIN, 1979; ROMERO, 1994; ROMERO, 1.998; MELADO, 2003; SORIO, 2000; SORIO, 2003; PINHEIRO MACHADO, 2004;).
A Pastagem Ecológica, que pode ser obtida facilmente no cerrado através de procedimentos exaustivamente detalhados no meu livro “Manejo de Pastagem Ecológica – Um Conceito para o Terceiro Milênio”, pode também ser alcançada, em poucos anos, a partir de uma pastagem qualquer já formada, com a adoção dos seguintes requisitos:

* Aplicação criteriosa, do Sistema de Pastoreio Racional Voisin;
* Busca por uma diversidade de forrageiras (gramíneas e leguminosas);
* Arborização adequada das pastagens (com preferência por espécies nativas);
* Exclusão do uso de adubações químicas altamente solúveis, herbicidas, roçadas sistemáticas e o fogo. 
 

O Sistema de Pastoreio Racional Voisin, proposto por André Voisin em 1957, na primeira edição francesa do seu livro “Produtividade do Pasto”, é um sistema que permite um equilíbrio positivo dos fatores Solo, Pasto e Gado, com cada fator tendo um efeito positivo sobre os outros dois. Neste sistema, a utilização da pastagem é feita através de uma rotação racional, que proporciona o melhor aproveitamento possível das forrageiras, resultando num nível de produtividade que chega a três vezes a alcançada pelo sistema extensivo na mesma pastagem. O Pastoreio Voisin é o principal componente da “receita” para que uma pastagem se torne sustentável e mais produtiva.
Este sistema, cujo detalhamento não cabe aqui, tem seu ponto fundamental no atendimento das necessidades fisiológicas do capim, ao mesmo tempo em que se procura atender às do gado. Ao se fazer isto, automaticamente as necessidades do solo também são satisfeitas, proporcionando um equilíbrio positivo do trinômio solo-capim-gado.
O conceito de Pastagem Ecológica vem sendo usado de forma crescente em diversas regiões do país, principalmente na Região Amazônica, como o melhor caminho para a obtenção de uma pecuária sustentável e mais produtiva.


Contatos

Endereço:
Av. Beira Mar, 2376, Apto 603, Ed. Varandas de Guarapari - Praia do Morro
CEP: 29.216-010 - Guarapari/ES

Telefones:
(27) 3362-2258 - (27) 99949-9268

E-mail:
jurandir@fazendaecologica.com.br

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Fazenda Ecológica.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo