WorkShop Reflorestamento Ambiental: Desafios para o Sucesso – Vitória, 04/03/2016.

Participei nesta última sexta-feira, 04/03/16, do WoorkShop: Reflorestamento Ambiental: Desafios para o Sucesso, que foi realizado no Plenário do FINDES, localizado no Ed. FINDES em Vitória ES. O WorkShop foi aberto pelo Secretário de Meio Ambiente do ES, Rodrigo Júdice, e falou sobre sua contextualização e objetivos.

O objetivo do WorkShop, deixado claro no seu título, era levantar os desafios para o Reflorestamento Ambiental no estado do Espírito Santo e colher sugestões de estratégias para lograr o sucesso do Reflorestamento Ambiental no estado, que é o objetivo do Programa Reflorestar criado para coordenar os esforços de ampliação da cobertura florestal no esado..

Este programa é uma iniciativa governamental iniciada em 2011 a partir do alinhamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca (SEAG). O objetivo maior deste programa é a ampliação da áreas de Mata Atlântica no ES em 80 mil hectares até 2018 (De acordo com metas almejadas pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015-2018.

Foram apresentadas no WorkShop, excelentes palestras por alguns especialistas especialmente convidados, com intuito de preparar os participantes para o debate e a contribuição com suas sugestões (ver programação completa no arquivo pdf abaixo):

  1. Experiência da África do Sul em Restauração Florestal, com o Dr. Ahmed Khan do “Natural Resouce Management Programme” da África do Sul, sendo moderador o Prof. Reynaldo Campos Santana – UFVJM,
  2. Fatores críticos na produção de sementes e mudas de especies nativas da Mata Atlantica, com a Profª Dra. Fátima C. M. Piña Rodrigues, da UFSCaR, tendo como moderador o Prof. Dr. Henrique M. Dias – UFES;
  3. Fatores críticos na restauração da Mata Atlântica (Impllantação e Manutenção), com o Prof. Dr. Ricardo Rodrigues – ESALQ. Foi debatedor da palestra o Pedro L. P. T. de Carvalho – SEAG;
  4. Fatores Críticos na restauração da Mata Atlântica (Participação dos agricultores familiares), pelo Rubens Benini – TNC e tendo como debatedor  Aureliano Nogueira – SEAG;
  5. Lições aprendidas e desafios como prestadores de serviço do Programa Reflorestar,  com Thiago Vargas da empresa VS – Sustentabilidade e Thiago Belote Silva da empresa IBIO. Foi debatedor deste painel o Marcos Sossai – SEAMA.

Após a última palestra os participantes foram divididos em dois grupos para um debate no sentido de levantar os desafios para o reflorestamento ambiental no Espírito Santo e colher sugestões para vencer estes desafios…

Os resultados  dos dois grupos foram apresentados em plenária, sendo que a organização do evento copilará eses resultados em um documento que será enviado por e-mail aos participantes que poderão ainda fazer sugestões para seu aperfeicoamento.

Como não poderia deixar de ser, minha sugestão foi a utilização do Manejo de Pastagem Ecológica – Sistema Voisin Silvipastoril, como uma estratégia para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, de forma econômica,  natural e funcional, com elevação da produtividade e renda das propriedades. A tecnologia “Manejo de Pastagem Ecológica – Sistema Voisin Silvipastoril” se encaixa perfeitamente nos objetivos do Programa Reflorestar por recomendar e facilitar a arborização das pastagens, contribuindo para a elevação do nível de cobertura florestal, com benefícios extras para as atividades produtivas.  Na realidade esta tecnologia já foi adotada pelo Projeto Corredores Ecológicos do ES, um dos projetos  abrigados sob o “guarda-chuva” do Programa Reflorestar, sendo que está na programação do Programa Reflorestar, a continuidade de sua utilização.

Jurandir Melado, em 06/03/2016, especialmente para o site www.fazendaecologica.com.br.

convite_programacao_workshop_reflorestamento_ambiental_04_3_16.pdf

Feito com muito 💜 por go7.com.br